Esperança Feminista: uma resenha

Autores

  • Isadora Dourado Rocha Universidade de Brasília
  • Gessica Priscila Arcanjo da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.56516/revdirfem.v1i2.20

Palavras-chave:

feminismo, verbos, ética, política

Resumo

Como nossas atitudes podem se direcionar ao enfrentamento dos sistemas de opressão é o mote do livro Esperança Feminista, lançado em 2022 por Debora Diniz e Ivone Gebara. O livro desenvolve as epistemologias feministas a partir de relatos distantes, próximos e pessoais à luz da conjuntura política e social atual como enquadramento de reflexão e aplicação do “verbiário”. Os feminismos só se movem a partir de nossa prática: doze são os verbos imaginados como linha de ação. Nesta resenha, descrevemos ouvir, imaginar, aproximar, acalentar, lembrar, reparar, recriar, celebrar, compartilhar, perguntar, falar e desobedecer como uma nova gramática ético-política de meninas e mulheres.

Biografia do Autor

Isadora Dourado Rocha, Universidade de Brasília

Mestranda em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília (UnB). Especialização em Ordem Jurídica e Ministério Público (FESMPDFT). Especialização em Direito Material e Processual das Famílias e das Sucessões (ATAME). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Advogada de famílias e sucessões. Mediadora de conflitos. Tem interesse nas áreas de direito das famílias e gênero.

Gessica Priscila Arcanjo da Silva, Universidade de Brasília

Géssica é advogada. Mestranda em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora vinculada ao grupos Asa Branca de Criminologia (UNICAP/UFPE). Especialista em Direito pela Escola Superior da Advocacia (ESA/PE). Tem interesse nos temas: justiça restaurativa, sistema de justiça, criminologia crítica e racismo.

Referências

DINIZ, Debora; GEBARA, Ivone. Esperança Feminista. 1. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.

Downloads

Publicado

30.12.2022

Como Citar

DOURADO ROCHA, I.; ARCANJO DA SILVA, G. P. Esperança Feminista: uma resenha. Revista Direito e Feminismos, Salvador, BA, v. 1, n. 2, 2022. DOI: 10.56516/revdirfem.v1i2.20. Disponível em: https://revista.ibadfem.com.br/revista/article/view/20. Acesso em: 21 nov. 2024.