A série “Anne with an E” e a sua contribuição para a discussão dos papéis de gênero

Autores

  • Lívia Melo Unifacs

DOI:

https://doi.org/10.56516/revdirfem.v1i1.8

Palavras-chave:

papéis de gênero, gênero, telenovela, construção social

Resumo

A série candense Anne with an "E", produzida pela Moira Walley-Beckett, é uma adaptação refinada e atual do romance de Lucy Maud Montgomery, “Anne de Green Gables”, publicado em 1908. A série conta com três temporadas, e, num enredo envolvente, apresenta os fatos vividos pela protagonista, após esta ter sido adotada por engano, por um casal de irmãos de meia idade. O presente ensaio objetiva correlacionar os temas e conceitos abordados na série sob a ótica feminista do que é ser mulher, e contribuir para a discussão sobre criação sexista e seu caráter reprodutor de desigualdades de gênero. Inicialmente, foi-se discutida a correlação da série com a expressão “não se nasce mulher, torna-se mulher”, uma vez que sexo e gênero são coisas diferentes, sendo este fruto da construção social. Depois, foram discutidos pontos que possuem relação direta com a expressão “Bela, Recatada e do Lar”, e, ao final, sobre a mensagem que coaduna com as expressões “Lugar de mulher é onde ela quiser” e “Sejamos todos femininas”, reforçando a mensagem de cada ser humano é único e que padrões não podem determinar quem somos e nossas função, além de que é necessário muitas e todas as mãos para transformações sociais.

Referências

CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: ASHOKA EMPREENDIMENTOS SOCIAIS; TAKANO CIDADANIA (Org.). Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano Editora, 2003. p. 49-58.

DUARTE, Nísia Floresta. Direito das mulheres e injustiça dos homens. São Paulo: Cortez, 2010.

MORGANTE, Mirela Marin; NADER, Maria Beatriz. O patriarcado nos estudos feministas: um debate teórico. Anais do XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e Práticas Científicas. 2014. Disponível em: <http://encontro2014.rj.anpuh.org/resources/anais/28/1399953465_ARQUIVO_textoANPUH.pdf> Acesso 28 mai 2022

Downloads

Publicado

30.06.2022

Como Citar

MELO, L. A série “Anne with an E” e a sua contribuição para a discussão dos papéis de gênero. Revista Direito e Feminismos, Salvador, BA, v. 1, n. 1, p. 1–7, 2022. DOI: 10.56516/revdirfem.v1i1.8. Disponível em: https://revista.ibadfem.com.br/revista/article/view/8. Acesso em: 19 set. 2024.